quinta-feira, 12 de junho de 2014

NOITES TRANQUILAS COM BEBÉS

É na infância que começamos a desejar assumir o papel de mãe, através dos Nenucos com tamanho real que nos transportam para o universo dos adultos. A ânsia de crescer é mais forte do que nós e sonhamos acordados com o dia em que poderemos ser donos do nosso nariz e educar alguém tão bem ou melhor do que os nossos pais fizeram connosco.

Uma expressão conhecida, filho és pai serás, diz tudo sobre o percurso natural da vida, o qual nos leva ao acto generoso de dar continuidade à nossa geração através de um ser semelhante a nós.

A verdade é que ser mãe/pai não é tarefa fácil, ainda para mais quando é total novidade e nos deparamos com as peripécias da descoberta de um novo mundo.

Das primeiras coisas que nos vêm à cabeça, destaca-se o tormento das horas de sono que iremos perder, sobretudo durante os primeiros meses.

Apesar de ser um período curto, os dois primeiros meses são os mais críticos, a verdade é que parece uma eternidade, pois as noites tranquilas deixam de existir. A constante preocupação e ansiedade com o bem-estar dos bebés tomam conta de nós.

A ironia disto é que os recém-nascidos dormem muitas horas, cerca de 18h por dia, contudo, os intervalos entre sonos são constantes, em média entre três a quatro horas. O que torna os ciclos de sono mais curtos é o chamado sono de movimento rápido dos olhos (REM), tornando-o leve e facilmente perturbável. No entanto, é indispensável ao desenvolvimento do cérebro nessa fase.

A partir das 6 ou 8 semanas, os bebés começam a dormir por mais tempo e um sono mais profundo, apesar de continuarem a acordar para se alimentarem.

É possível que a partir daqui, eles comecem a dormir uma noite inteira mas para que tal seja mais provável, nada melhor do que criar, desde logo, bons hábitos de sono.

Para vos ajudar, passo a partilhar alguns truques que se poderão revelar valiosos.

Durante o dia:

- De forma a diferenciar o dia da noite, mude a roupa do seu bebé de manhã e à noite;

- Brinque e interaja com ele, o mais possível;

- Torne as refeições num momento social, cantando e falando com ele;

- Mantenha a casa e o quarto com claridade;

- Deixe-os conviver com os barulhos diários, tais como rádio e máquina de lavar;

- Acorde-o gentilmente se ele adormecer durante uma refeição;

À noite:

- Na hora de dormir coloque-o no berço mesmo que ainda esteja acordado;

- Permaneça calada/o enquanto o alimenta;

- Mantenha as luzes e os barulhos com baixa intensidade;


No geral, é importante não habituar o seu bebé a dormir sempre ao colo, ou seja, a ser embalado, pois dessa forma será difícil contrariá-lo sem que haja muito choro pelo meio.

De maneira a criar uma rotina, terá de repetir estes passos todos os dias pois só assim o seu bebé irá compreender o que pretende transmitir.

 Fora isto, o máximo de amor que tiver para dar é o segredo para um bebé mais feliz e uns pais ainda mais babados!

Como foram ou estão a ser os primeiros meses dos vossos filhos? Muitas histórias para contar?

FONTE: BABYCENTRE

Sem comentários:

Enviar um comentário